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23/10/2007

Regionais do DER ficam em regime de plantão permanente durante o período das chuvas

Todas as 40 regionais do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais estarão em regime de plantão permanente durante o período de chuvas para entrar em ação imediata em caso de ocorrências na malha rodoviária estadual. A informação é do diretor-geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze, durante a apresentação do Plano de Emergência e Ações Estratégicas para o período de 2007/2008, aos coordenadores regionais do Departamento em Minas, nesta terça-feira (16).

Esta ação faz parte do Plano Emergencial para a contenção dos efeitos das chuvas no sistema rodoviário mineiro, colocado em ação pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

Este plano consiste em sistematizar uma série de medidas preventivas que serão empregadas em casos de ocorrências como quedas de barreira, erosões de aterros, deslizamento de encostas, obstrução de drenagens, interrupções de tráfego e outros estragos decorrentes das chuvas intensas.

Para uma rápida ação de recuperação das pistas, as regionais do DER/MG foram abastecidas com material betuminoso e combustível. Além disso, foram adquiridas 2.500 caixas de gabião e 40 quites de sinalização emergencial. O Governo do Estado disponibiliza, ainda, vigas para pontes e bueiros metálicos e atendimento ininterrupto por telefone, por meio dos números 118 (capital) e 0800 2851517 (interior).

De acordo com José Élcio, em virtude dos investimentos que o governo vem fazendo em Infra-estrutura, Minas Gerais enfrentará um período de chuvas com mais tranqüilidade do que em anos anteriores. Segundo ele, os investimentos em Programas como Pro-MG e ProAcesso representam melhoria  e expansão da malha estadual, o que proporciona mais segurança e conforto para o usuário.

A meta deste ano, segundo o diretor-geral, é reduzir para três horas o tempo máximo de chegada das equipes de atendimento emergencial aos locais de ocorrências nas rodovias. “Nos anos anteriores, o DER só era informado de algum problema causado pelas chuvas nas rodovias muitas horas  depois do ocorrido, sobretudo nos finais de semana e feriados. Agora, no prazo máximo de três horas, uma equipe de atendimento de emergência se deslocará da regional mais próxima até o local para tomar as primeiras medidas para solucionar o problema com o tempo máximo de 24 horas para o início das obras”, informa Monteze.

Para que este atendimento funcione sem interrupções e para dar mais suporte aos usuários, além da contratação de pessoal treinado, o DER estabeleceu uma escala de férias e de plantão nas coordenadorias regionais, em regime emergencial, até o final do período chuvoso. As coordenadorias regionais deverão afixar estas escalas com os telefones dos funcionários de plantão nas portarias e nos postos telefônicos, para agilizar o recebimento de comunicações, a divulgação e o pronto atendimento à população.

O Plano de Emergência possui uma comissão gestora que tem como finalidade atuar preventivamente e ostensivamente no período das chuvas. Participam da comissão entidades públicas e privadas, que  atuam de forma integrada, visando minimizar os impactos provocados pelo aumento do índice pluviométrico.