Notícias

27/12/2007

DER reforça ação de blitz educativa no feriado de Ano Novo

O alto índice de acidentes ocorridos nos dias próximos ao Natal nas estradas brasileiras reforçou a necessidade de fiscais e educadores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Polícia Rodoviária Estadual, DETRAN, NHTRANS, Núcleo de Humanização de Trânsito da Newton Paiva, e FETRAN realizarem na manhã desta sexta-feira (28), na BR-356, saída para o Rio de Janeiro, uma blitz educativa. Os trabalhos reunirão mais de 20 profissionais dos órgãos e entidades envolvidas.

Ao serem abordados pelos fiscais, os motoristas e passageiros receberão um Kit intitulado “FAÇA A COISA CERTA”, contendo folhetos e cartilhas alertando para a necessidade e importância de atitudes positivas ao volante, tais como: fazer a revisão do veículo antes de viajar, obedecer a sinalização do trânsito, usar cinto de segurança; inclusive nas crianças no banco traseiro; manter o extintor de incêndio, triângulo e macaco em local de fácil acesso, não ultrapassar pela direita, respeitar o limite de velocidade permitido.


De acordo com a presidente da Comissão de Educação para o Trânsito do DER, Rosely Fantoni, durante as abordagens das blitze, será enfatizado por causa da aproximação do período de festas a utilização de álcool ao estar na condução de um veículo, por se tratar de uma combinação que muitas vezes resulta em graves acidentes e mortes.


O risco do uso do celular ao volante também fez parte do alerta nesta blitz da operação Ano Novo, que conta com a união e parceria de vários órgãos responsáveis pela fiscalização e educação no trânsito em Minas Gerais.


Evitar acidentes e possibilitar uma viagem mais tranqüila para quem deixará Belo Horizonte por ocasião das d e Ano Novo são as principais preocupações dos agentes da fiscalização, pois, infelizmente, as estatísticas ainda colocam o Brasil entre os campeões mundiais de acidentes no trânsito.


Para Rosely Fantoni “existe uma diferença entre a informação e a educação”. “Todos sabem que devem  usar o cinto no banco de traz, fazer a revisão no carro, entre outras medidas de segurança. Porém a informação não basta, ela é parte importante na construção de uma mudança de hábito, que passa pela sensibilização. Quando não existe educação, a única forma para a pessoa seguir as regras de trânsito é a punição. Buscamos a primeira opção”, ressalta.