Notícias

13/08/2012

Proacesso transforma a realidade de mais de 200 municípios

Em oito anos de existência, o Proacesso, que será concluído no próximo ano, levou asfalto a mais de 220 municípios e transformou a economia e a vida nestas localidades.

Com mais de 5.000 quilômetros de pavimentação e investimentos de R$3,6 bilhões, a iniciativa do Governo do Estado já dá um importante retorno à população em forma de desenvolvimento econômico e de benefícios sociais.

“O Proacesso faz as viagens ficarem mais rápidas, os fretes mais baratos e os municípios contemplados passaram a atrair mais investimentos”, afirma o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.

Este foi justamente o objetivo do programa desde sua criação em 2004: melhorar os acessos a várias cidades que eram ligadas apenas por estradas de terra.

Impulso ao desenvolvimento e ao turismo

No Norte de Minas, uma região com um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos do Estado, cidades que tem na agropecuária sua principal fonte de renda, como Itacambira e Botumirim, saíram de uma situação de quase total isolamento, após terem seus acessos pavimentados.

Já em localidades de grande atração turística, como a cidade de Monte Verde, no Sul do Estado, e Santana do Riacho, na Serra do Cipó, o Proacesso também está promovendo mais segurança e facilidade de acesso, o que facilita o fluxo de turistas e aquece a geração de empregos e renda.

Para o governador Antonio Anastasia, o Proacesso foi um dos projetos rodoviários mais exitosos e ambiciosos do Estado. “É um programa revolucionário, que traz uma mudança na vida das pessoas, não só em conforto, segurança e qualidade de vida, mas também na possibilidade de atrair empresas para estas cidades, que tinham muita dificuldade de gerar renda e emprego de qualidade, afirma.

Caminhos de Minas

De acordo com o Governador, o Programa Caminhos de Minas, anunciado no último dia 06 de agosto, é o próximo passo desta estratégia.

“Agora, precisamos ligar as cidades e as regiões entre si. Identificamos 234 trechos que precisam de asfaltamento, e vamos dar início a este ambicioso programa que também vai significar mais oportunidades de negócios e geração de empregos e renda em toda a Minas Gerais”, observa.

O Programa Caminhos de Minas já abriu licitação para suas oito primeiras obras. Já os últimos 19 trechos previstos do Proacesso terão suas obras concluídas até 2013.