Notícias

31/05/2012

Prefeitura cria grupo executivo para deliberar em ações emergenciais no trânsito da cidade

O Prefeito Márcio Lacerda instituiu a criação do Grupo Executivo de Gestão Articulada do Trânsito – GEGAT, com o objetivo de deliberar ações e intervenções emergenciais em situações temporárias adversas no trânsito da cidade, conferindo maior rapidez à adoção de providências que garantam melhores condições no trânsito e otimização no emprego dos recursos humanos e materiais.

O Decreto conta com a participação de órgãos e entidades como BHTRANS, SUDECAP, SETOP, Polícia Militar, DER, PRF/MG, DNIT e CBTU.


O Diretor Geral do DER/MG, José Élcio Santos Monteze, indicou o Diretor de Fiscalização, João Afonso Baeta, para integrar o GEGAT e representar o órgão nos trabalho de gestão.


A criação do GEGAT se justifica por uma série de medidas implementadas pela prefeitura de Belo Horizonte, como por exemplo, a do planejamento de mobilidade urbana a curto, médio e longo prazos, que requer a intervenção dos órgãos competentes no planejamento integrado e na adoção de ações governamentais conjuntas e articuladas.


Entre outros motivos para a criação do grupo destaca-se a existência de obras públicas estruturantes em execução na cidade, especialmente no hipercentro e corredores viários prioritários. Há também que se levar em conta os impactos decorrentes do elevado crescimento da frota de veículos nos últimos anos, dos impactos negativos causados por acidentes de trânsito e no sistema viário urbano e sua influência na área conturbada da Região Metropolitana.