Notícias

18/09/2012

Semana Nacional de Trânsito começa com conscientização na Praça da Estação

Está sendo lançada nesta terça-feira (18) a Semana Nacional de Trânsito 2012, com o tema “Não exceda a velocidade, preserve a vida”. O lançamento acontece na Praça da Estação, em Belo Horizonte, até as 18h, com 21 estandes e uma série de atividades para mobilizar e conscientizar o público acerca do tema.

Sob a coordenação do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG), em parceria com outros órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, serão realizadas diversas ações e mobilizações até o dia 27 de setembro em vários pontos da capital e do interior do Estado, que terá programação própria definida pelas 40 unidades do DER em outras cidades mineiras. Veja aqui a programação para Belo Horizonte.

O principal foco da campanha este ano é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados dentro do grupo de risco os mais vulneráveis aos acidentes de trânsito.

Na abertura oficial, eventos temáticos tem o objetivo de trabalhar e divulgar junto à sociedade diversos procedimentos e informações para promover a redução de acidentes de trânsito. Jogos educativos, filmes, exibição de equipamentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, orientações sobre uso de equipamentos de segurança e sobre a documentação do veículo e do motorista, esquetes de teatro e esclarecimentos sobre manutenção do veículo são alguns exemplos do que pôde ser encontrado na Praça da Estação nesta terça-feira pelo público.

“Nossa intenção é trazer a sociedade para repensar a responsabilidade de cada um no trânsito, seja o pedestre, o motorista, o que pega carona; de todas as idades. Por isso, as crianças também estão envolvidas e estão previstas várias ações em escolas da capital”, afirma a gerente de Educação para o Trânsito do DER, Rosely Fantoni.

Este ano, com o tema do evento voltado para a atenção aos perigos da alta velocidade, Rosely explica que a Semana de Trânsito 2012 quer alertar para o motorista que ele também precisa se responsabilizar pelos outros atores no trânsito, como o pedestre. “As pessoas acham que conseguem controlar o veículo em alta velocidade, mas não”, observa.

Segundo Rosely, outros aspectos como o uso de equipamentos de segurança, os perigos de utilizar o aparelho celular e o álcool na direção também estão sendo abordados no evento.

O perigo da velocidade

Tomando como base as ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, definida pela ONU para o período de 2011 a 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adotou para o ano de 2012 a questão da velocidade no trânsito como prioritária para se trabalhar a Semana Nacional de Trânsito. Daí o tema da edição deste ano.

Para traçar e realizar as ações, o Contran definiu como prioridade a necessidade de unir esforços intersetoriais, tendo como objetivo a redução dos acidentes de trânsito.