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08/11/2012

Secretário de Transportes e Obras Públicas participa de debate sobre mobilidade urbana para a Copa

Com o objetivo de apresentar as obras de mobilidade urbana em Belo Horizonte para as copas das Confederações e do Mundo, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, participou de encontro realizado pelo Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) e Portal 2014 com arquitetos e engenheiros. Durante o evento, que é parte do Road Show 2013 é Amanhã, foi realizada uma série de debates técnicos que vêm sendo promovidos nas sedes da Copa das Confederações.

Carlos Melles participou do Painel “Mobilidade, BRTs e aeroportos: a nova face urbana de Belo Horizonte”, e apresentou as principais obras realizadas pelo Governo de Minas, como a construção da Linha Verde, da Arena Independência, do complexo de viadutos na Avenida Antonio Carlos, dos Terminais Metropolitanos, entre outras. “As ações para a Copa das

Confederações e Copa do Mundo começaram quando o Governo do Estado deu início à construção da Linha Verde. Desde então, estamos consolidando uma infraestrutura em transportes que seja capaz de atender às demandas da população, proporcionando melhoria da qualidade de vida, além de incentivar a economia. Em breve, grandes eventos de projeção mundial se realizarão em Minas”, disse.

O secretário destacou, também, o avanço em direção ao Vetor Norte. Serão investidos R$ 570 milhões na construção de viadutos, trincheiras e passagens subterrâneas na Cristiano Machado, que representam R$ 202 milhões; na revitalização viária no entorno do aeroporto de Confins, com a duplicação de 6,7 km da LMG 800, sendo que 3,7 km já estão em obras, além do recapeamento de 16,8 km da MG 424, no trecho de Vespasiano ao trevo de Confins, representando um investimento de cerca de R$ 369 milhões.

De acordo com o presidente da Sinaenco em Minas Gerais, Maurício de Lana, o grande desafio do poder público em relação a esses empreendimentos é que, além de grandes obras, eles envolvem aspectos como desapropriação e impacto ambiental. “São questões complexas, que requerem do poder público esforço e habilidade, no entanto, tudo que foi feito vai ser para o uso permanente da população, o futebol passa, mas a nossa cidade permanece e queremos qualidade de vida”, avaliou.

Também participaram do painel o presidente da BHTrans, Ramon Victor; o gerente de Empreendimentos do Aeroporto de Confins, Adair Moreira Júnior; e a representante do secretário de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Sinara Chenna.

Outras ações de mobilidade urbana

A reforma do Anel Rodoviário, a licitação do projeto de implantação do Rodoanel Norte, a reforma e a expansão do metrô e aeroportos, que estão em estudo para atender à Copa, foram outras obras apresentadas que trarão melhorias para todo o Estado.

Para o Rodoanel Norte, que fará a ligação entre a BR 381 em Ravena até a BR 381 em Betim, com extensão de 62 km, foi lançado um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), em que a iniciativa privada deverá contribuir para a execução do projeto e administração do trecho, que deverá receber boa parte do tráfego de 140 mil veículos que circulam pelo Anel Rodoviário.

Em relação ao Anel Rodoviário, os entendimentos com o Governo Federal trouxeram para Minas a responsabilidade pela execução do projeto de engenharia, com custo estimado de R$ 17,4 milhões. Além disso, o DER-MG trabalha com a proposta de um Plano de Segurança Viária, que prevê um sistema de monitoramento 24 horas e outras ações de segurança viária a serem implantadas de imediato. O plano encontra-se em estudo no Dnit.

Sobre o metrô, foram abertas, no dia 31 de outubro, as propostas das licitações que objetivam a realização de projetos básicos para elaborar os estudos e projetos de engenharia das Linhas 1, 2 e 3 do metrô. O custo do projeto básico para as Linhas 1 e 2 está estimado em R$ 18,5 milhões e, para a Linha 3 cerca de R$ 14,6 milhões.

Para a construção dos 13 Terminais Metropolitanos serão investidos R$ 135 milhões, acrescidos de R$ 30 milhões para melhoramento dos acessos aos terminais. Destes, sete serão integrados ao sistema BRT e estarão concluídos até a Copa de 2014; e os demais, a partir de 2015. Os municípios que vão receber os Terminais são Contagem (3), Ribeirão das Neves (1), Vespasiano (1), Santa Luzia (1), Ibirité (1), Sarzedo (1), Betim (1) e Belo Horizonte (4), sendo que três são reformas.

Foto: Mércia Lemos - SETOP/MG