21/06/2013
Novos radares inteligentes são instalados no Sul de Minas
Quatro novos radares inteligentes, com leitor automático de placas, começam a operar nas rodovias da região do Sul de Minas. Os novos radares serão instalados nas rodovias MG-450, BR-267 e LMG-877 e começam a funcionar no próximo sábado (22).
O equipamento diferenciado identifica a passagem de um veículo com irregularidades e emite um sinal sonoro avisando ao operador no Posto de Polícia, direcionando o trabalho dos policiais e permitindo a adoção de medidas adequadas, em função da situação detectada. Assim, além de tornar o trabalho de fiscalização mais eficiente, o equipamento reduz a possibilidade de um policial ser surpreendido durante a abordagem a um veículo roubado.
Agora dos 235 radares em atividade nas rodovias sob responsabilidade do DER/MG, 13 são inteligentes e proporcionam maior segurança tanto na questão do controle de velocidade, quanto na verificação de impedimentos legais dos veículos e condutores. Estes equipamentos efetuam automaticamente a leitura da placa do veículo e verificam as informações existentes no banco de dados fornecido pelo DETRAN, que é atualizado diariamente, e que contém a relação de veículos que possuem os seguintes impedimentos:
- Veículos roubados;
• Veículos com o licenciamento atrasado;
• Veículos com mandado de busca e apreensão.
Para Ivan Godoi, Gerente de Tráfego e Segurança Viária, os radares inteligentes complementam a fiscalização realizada pelos equipamentos do tipo fixo, já existentes, que desde o início da operação do atual contrato, no final de 2009, já fiscalizaram mais de 1,1 bilhão de veículos.
Veja os locais dos novos radares:
Rodovia |
Trecho |
Km |
Município |
Velocidade Máxima Permitida |
|
MG450 |
Guaxupé (Contorno) - Divisa MG/SP |
7,9 |
Guaxupé |
60 km/h |
|
MG450 |
Divisa MG/SP - Guaxupé (Contorno) |
8,8 |
Guaxupé |
60 km/h |
|
BR267 |
Poços de Caldas (Fim P Urbano) - Divisa MG/SP |
535,8 |
Poços de Caldas |
60 km/h |
|
LMG877 |
Entr BR146 B – Entr BR267 B |
24,3 |
Poços de Caldas |
60 km/h |
O Programa Proseg
O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), tem priorizado esforços para garantir a segurança e o conforto para todos os usuários das rodovias mineiras. Em 2008 o governo do estado implementou o Projeto Estruturador PROSEG – Programa de Aumento da Capacidade e Segurança dos Corredores de Transporte, cujo objetivo é melhorar as condições de operação do trânsito de veículos, com foco na segurança viária, integrando engenharia rodoviária, educação para o trânsito, resgate de acidentados e atendimento de urgência e emergência, tendo como principais ações:
- Implantação de obras rodoviárias de eliminação e correção dos segmentos com altos índices de acidentes (acessos, interseções, 3ª faixas, etc.);
• Modernização do sistema de gerenciamento do banco de dados de acidentes de trânsito;
• Monitoramento, fiscalização e policiamento das rodovias, incluindo controle de velocidade e peso;
• Implantação de projetos de educação para o trânsito;
• Implantação de ações para gestão de rodovias.
Dentro das ações do PROSEG está o PROGRAMA PROMG, criado com o intuito de maximizar a aplicação dos recursos oriundos da CIDE, dando um passo importante, recuperando as rodovias pavimentadas e sinalizando-as adequadamente.
Além deste programa, o DER/MG tem ampliado as suas ações de fiscalização através do PROGRAMA DE CONTROLE DE VELOCIDADE, visando inibir o excesso de velocidade em nossas rodovias, com a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica e do PROGRAMA DE CONTROLE DE PESO, coibindo o excesso de peso que compromete os sistemas de frenagem dos veículos de carga e reduz a vida útil do pavimento, através da fiscalização das cargas transportadas.
Em 2012 foram investidos R$ 87 milhões por meio do PROSEG. Estes recursos foram destinados à operação de 74 praças de pesagem para a fiscalização das cargas transportadas, à fiscalização de velocidade por equipamentos do tipo fixo instalados em 225 pontos em todo o estado e ao atendimento ao usuário através da monitoração de 487 km de rodovias, com o atendimento a mais de 5.200 ocorrências (acidentes, panes, atropelamentos, animais na pista, etc.).
Neste ano, o aumento da segurança viária será pautado pelas seguintes ações:
- Realização de contagem de tráfego nas rodovias sob a responsabilidade do DER/MG, o que possibilitará uma análise mais precisa da circulação de veículos em nossas rodovias e consequentemente um melhor planejamento para a alocação de recursos e melhoria das condições de circulação;
• Ampliação da malha monitorada, através do SISTEMA DE ATENDIMENTO INTEGRADO AO USUÁRIO – SAI, com a contratação de empresas para o monitoramento de rodovias nas regionais de Barbacena, Juiz de Fora, Ponte Nova e Ubá, expandindo a malha monitorada para 1468,4 km;
• Construção e operação de novas praças de pesagem, com previsão de 84 praças para a fiscalização das cargas transportadas;
• Ampliação dos pontos de fiscalização eletrônica de velocidade, com a instalação de radares inteligentes (Leitor Automático de Placas) nos postos da Polícia Militar Rodoviária, auxiliando na identificação de veículos com irregularidades.
A tabela abaixo mostra a evolução do programa:
PROGRAMA DE CONTROLE DE VELOCIDADE |
||||
ANO |
2009 |
2010 |
2011 |
2012 |
Nº DE RADARES |
25 |
95 |
178 |
225 |
VEÍCULOS FISCALIZADOS |
2.962.293 |
203.931.038 |
311.538.260 |
484.147.338 |
O aspecto positivo é que o número de veículos autuados corresponde a 0,08% dos veículos fiscalizados, o que significa que para 10.000 veículos fiscalizados, somente 8 são autuados. Este baixo percentual demonstra que nos locais fiscalizados, as velocidades praticadas foram reduzidas, passando para valores compatíveis com as velocidades regulamentadas. Como consequência, o número de acidentes reduziu consideravelmente (MG010 – 55%, MG424 – 45%, LMG800 – 44%, rodovias do Sul do Estado – redução superior a 80%).
A relação dos locais dos radares nas rodovias sob responsabilidade do DER/MG podem ser acessadas em: http://www.der.mg.gov.br/saiba-sobre/rodovias/81-localizacao-dos-redutores-eletronicos-de-velocidade
Foto: Bernadete Amado