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12/03/2014

DER/MG realiza Audiência Pública para licitar obras no Anel Rodoviário de BH

O Departamento de Estradas De Rodagem de Minas Gerais - DER/MG - realizou na tarde desta quarta-feira (12/03), audiência pública referente ao projeto de execução das obras e serviços de adequação de capacidade e melhoramentos do Anel Viário de Belo Horizonte. Nos três primeiros segmentos que sofrerão intervenções, localizados nas interseções do Anel Rodoviário com as avenidas Amazonas, Ivaí e Pedro II, estão previstos investimentos na ordem de R$ 400 milhões em obras, podendo chegar a R$ 600 milhões se forem consideradas desapropriações e reassentamentos que serão necessários realizar.

Arte DER/MG - Anel Rodoviário com avenida Pedro II

Os editais para a realização das obras do anel devem ser publicados ainda no mês de abril e existe a expectativa de que até o mês de junho, caso não ocorra nenhum problema no processo licitatório, as obras sejam iniciadas. Após o início das obras nas três primeiras intervenções, o prazo para conclusão são de dois anos.


“Essas três intercessões foram escolhidas, por serem trechos com o trânsito mais volumoso, e mesmo com eles em andamento outras partes podem entrar em obra. Acreditamos que até o final de 2014, estejamos com o restante do projeto concluído, assim podendo ser licitado conforme tivermos disponibilidade financeira e orçamentária”, explicou o Diretor Geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze.


No planejamento funcional do Anel Rodoviário estão previstas faixas centrais, com vias laterais em toda sua extensão, sendo que nelas haverá faixas de trafego, onde privilegiará, a circulação de veículos transporte de massa.


“Na audiência pública de hoje foi apresentado um plano de ataque de cada intervenção de forma que sejam feitas em etapas para que o impacto no trânsito seja a menor possível para o usuário”, acrescentou Monteze.


O diretor ainda informou que ao serem concluídos os 27 quilômetros do Anel Rodoviário, ao final devem ser investidos R$ 1,4 bilhão e se acrescentada a parte de desapropriação e assentamento, as obras atingiram um total de aproximadamente R$ 2 bilhões.


Principais intervenções


Na Avenida Ivaí (praça São Vicente) com o Anel Rodoviário estão previstas a implantação de alças operacionais formando um binário para os Fluxos Centro/Bairro e Bairro/Centro, Trincheira Sob o Anel Rodoviário e eliminação do semáforo no cruzamento entre ela e a Abílio Machado.


Na área da Avenida Pedro II serão construídos novos viadutos dando continuidade nas duas marginais, eliminação do cruzamento em nível com semáforo, adequações nas larguras dos viadutos existentes e interligação do sistema de tráfego urbano com as vias marginais.


O maior número de obras acontecerão no encontro entre o Anel Rodoviário a Amazonas, neste ponto serão realizadas novos viadutos na via principal para adequação à seção e a configuração geométrica da avenida, implantação de viaduto direcional para o fluxo BR/381 (São Paulo) – BR/262 (Vitória), continuidade das marginais com a implantação de dois novos viadutos, novo viaduto sobre a linha férrea e metrô com 6 faixas de rolamento, além de implantação de viaduto sobre Rua Ilmenita.

Clique sobre os links para baixar os arquivos referentes as intervenções planejadas para serem realizadas no Anel Rodoviário de Belo Horizonte:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6